Histórico

O Centro de Integração Familiar - CEIFAR é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1994 pela enfermeira belga Simonne Alice Debouck, que veio para o Brasil com propósito de trabalhar na formação da sexualidade e planejamento familiar de jovens, mulheres e casais. Ela passou um tempo em São Paulo, na Confederação Nacional de Planejamento Familiar, e foi capacitada no Método Bíllings de Planejamento Familiar. Em Salvador, no bairro de Tancredo Neves, encontrou uma adolescente de 15 anos, grávida e sem perspectiva de vida. Em meio ao desespero e sem apoio algum, essa jovem via como única saída realizar o aborto.

 

Com trabalho e orientação de Simonne, a adolescente fez a experiência de amar o neném que trazia em seu ventre, e se sentiu amada. O apoio emocional, psicológico, material e as diversas orientações que recebeu, serviram-lhe de suporte para optar pela vida da criança.  


Percebendo que a falta de Planejamento Familiar era apenas um dos problemas que comprometia o desenvolvimento da comunidade e que a educação pública de base não era satisfatória para formar cidadãos aptos a constituir famílias planejadas, foi iniciado em 1995 um trabalho de educação complementar, através de atividades esportivas, artísticas e culturais, bem como cursos de capacitação profissional.  

Após alguns anos observou-se a necessidade de complementar às atividades de educação com as atividades em saúde. Assim, a idéia de criar um Centro de Saúde começou a se desenvolver. Em 2002 o atendimento dos beneficiários do CEIFAR no Centro de Saúde foi realizado por meio de triagens em fonoaudiologia, odontologia, pediatria, ginecologia, clínica geral, planejamento familiar e pré-natal, bem como em necessidades especiais.

 

O Centro de saúde disponibiliza um atendimento médico de qualidade para a comunidade e adjacências, por meio de consulta previamente marcada.   Em 2005, foi reformulada a estrutura educacional e  passou a contemplar um programa de educação infantil para crianças de 3 a 6 anos, assim, as atividades foram subdivididas em:
- Educação Infantil
- Acompanhamento Pedagógico
- AME - Ações Multi-Educacionais
- Atendimentos Médicos-odontológicos.


Com a reformulação da educação foi desenvolvido uma metodologia que consiste na preparação do educando para a vida na sociedade, com suas contradições. Nosso trabalho está baseado na aquisição, pelos educandos, de conteúdos curriculares e habilidades esportivas e culturais. Dessa maneira, ele terá uma participação organizada e ativa na comunidade e na sociedade em geral. Hoje, o CEIFAR atende, diretamente, cerca de ­­427 crianças e suas famílias.